Receba as Respostas Direto em Seu e-mail, Gratis!

Seu E-mail:

Atenção: Confirme no e-mail que você receberá!

Quem Não é Batizado, Pode Participar da Santa Ceia? Antes ou depois do batismo?

Recebemos a seguinte pergunta:

Nome: Laudiceia
Email: lau...@...mail.com

Só devem participar da santa ceia os batizados nas águas? Nasci no berço evangélico, e nunca sai da igreja, participo de todos os trabalhos, só não participo da santa ceia porque não sou batizada nas águas.

Resposta:
A paz Laudicéia e a todos os que têm a mesma dúvida.
Eu respondo a pergunta, com outra: O que te impede de ser batizada? Vejo pela sua pergunta, que nada a impede, portanto, a Bíblia diz:

"...eis aqui água, o que me impede de ser batizado? E disse Fililpe: É lícito se crês de todo o seu coração. E disse ele: Creio que Jesus Cristo é o filho de Deus".

Este homem que foi batizado por Filipe, tornou-se cristão naquele momento, e ali mesmo foi batizado, portanto, nada o impediu de ser batizado, e também creio que nada te impeça.

Como eu sei que este artigo será lido por outras pessoas, vamos imaginar algumas situações:

Tenho 09 anos de idade, posso ser batizado?

Há três perguntas a serem feitas:

01. Você crê? A pessoa deve crer, pois a fé vem antes do batismo (Marcos 16.16), mas não crer em qualquer coisa, tem que fazer uma confissão de fé, mesmo que simples, e se a pessoa for capaz de falar por si mesma, que ela crê, e especificar a sua fé, esta passou pelo primeiro ponto.

02. Você se arrepende dos seus pecados (Atos 2.38)? Se a pessoa for capaz de se arrepender verdadeiramente dos pecados, ela está próxima ao batismo.

03. Você está disposto a perseverar até o fim (Mateus 24.13)? A caminhada cristã não irá acabar no batismo, pelo contrário, irá começar ai no batismo, portanto:

A pessoa crê, e manifesta a fé verdadeira, se arrepende, e irá perseverar, esta pessoa já pode ser batizada!

Percebeu que uma criança recèm-nascida não pode ser batizada? A criança ainda não crê e nem se arrepende, e aliás, vai se arrepender do quê?

Continuando, imaginemos outra situação:

Eu quero me batizar, mas não sou casada, moro "amigada", e meu esposo não é cristão, e não quer se casar. Posso ser batizada (o)

Este caso é comum, e há quem irá ficar impressionado com o que eu vou escrever, mas esta pessoa pode sim ser batizada! "Mas ela não é casada", alguèm pode dizer ai. Mas o dom de Deus é gratuito, e não é um papel do cartório que vai a tirar da salvação!

Leia em João 04, onde Jesus oferece água viva a uma mulher cananéia (portanto não era nem cristã, nem judia), e essa mulher já era viúva, e naquele momento estava "amigada", e mesmo assim Jesus oferece água viva a ela!

Ora, se Jesus ofereceu água viva a uma mulher nessa situação, quem sou eu para negar a água do batismo? Por acaso fui constituído juíz?

Não aprovo ou encorajo com isso, a vida "amigada", pelo contrário, sou a favor do casamento, e ele deve sim acontecer. Falo de um caso isolado. Se você pode ser casar, deve fazer isso o quanto antes.

Vamos agora ir ao ponto da pergunta que nos foi enviada:

Eu não sou batizado, posso participar da santa ceia?

Não! Eu não sou a favor, e pelo contexto bíblico, percebemos que de fato é assim.

Vejamos o que fez Jesus: Ele viveu até os seus 30 anos, uma "vida normal", até que veio e se batizou (Mateus03), e à partir dai, Ele começou o Seu ministério, ou seja, somente após o batismo é que Jesus iniciou tudo o que Ele fez.

Pelo contexto de Atos capítulos 01 e 02, vemos que as pessoas eram primeiros batizadas, e depois participavam da mesa do Senhor. Portanto, primeiro o batismo, depois a ceia e o ministério.

Recomendamos os links abaixo, para maiores exclarecimentos.

Se você tem alguma dúvida, nos envie pelo formulário ao lado, ou para nosso e-mail no final do artigo. Seu nome completo não será divulgado, tampouco o seu e-mail.

E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Atos 8:36-37
Estudo do pr Juanribe Pagliarin:
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
Atos 8:36
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Atos 8:36-3
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Atos 8:36-3
Por que eu devo ser batizado?

Pregações em aúdio sobre o Batismo:
. Batismo

Pregações em aúdio sobre a santa ceia:
. Santa Ceia

Att.
Wellington Leão - mensagens01@gmail.com

batismo juanribe pagliarin
>>>> Receba as Respostas em Seu E-mail - Clique aqui e faça seu cadastro gratis
 
Respostas as Duvidas Biblicas - Estudos da Biblia | by TNB ©2010